sábado, 5 de setembro de 2009

O CULTO DE HERA É ANTERIOR A ZEUS



Estudos mais apurados revelam que Hera já era cultuada muito antes do aparecimento de Zeus. Em Olímpia, seu templo é bem anterior ao do seu marido. Ali foram encontrados selos minóicos onde Zeus aparece de pé, como um guerreiro de barba longa (característica nórdica), junto à Deusa sentada no trono, o que sugere que o Deus é o eleito da Deusa e não o contrário.

Seu nome, que significa "Senhora", e as imagens de serpentes, leões e aves aquáticas que a acompanham lhe outorgam uma linhagem muito antiga.

Gimbutas sugere que, igual à Atena, com a qual aparece em muitas lendas, Hera poderia remontar-se à Deusa serpente do período Neolítico que governava sobre as águas celestiais.

Em "Ilíada" é chamada "Rainha do céu" e "Hera do trono dourado". Também é chamada "Deusa dos brancos braços", uma imagem romântica dos raios de Lua que se estendem pelo céu noturno.

Por outro lado, o epíteto que Homero dá a Hera, "boopis", que significa "De olhos de vaca", sugere que ela também seja uma Deusa da Terra, cuja imagem sempre foi da vaca desde as épocas mais antigas: a Ninhursag suméria e a Hator egípcia, por exemplo, para não mencionar as consortes anônimas de uma longa série de touros fertilizadores cujas aspas tinham forma da lua crescente.

Atrás do caráter demoníaco de alguns de seus filhos, pode-se confirmar a mesma história. Em algumas lendas Hera é mãe do dragão Tifão e da monstruosa Hidra, a quem deu à luz de maneira autônoma, como toda Deusa da Terra vista da ótica dos Deuses Celestes.

Em certa ocasião, desgostosa com seu marido por haver engendrado a Atena por sua conta, Hera golpeou a terra e convocou a Gea e a Urano.

Gea, a fonte da vida, estremeceu com o golpe e Hera soube que seu desejo havia sido concedido e, um ano mais tarde, nasceu Tifão.

O dragão de Hera foi enviado à Delfos para cuidar de Delfine. Mais tarde, o filho luminoso de Zeus, Apolo, o mata.

Deusa de Argos e também de Samos, Hera se apropriou dos templos micênicos e seu culto se estendeu por toda a Grécia. As espigas de trigo eram chamadas de "flores de Hera" e eram colocadas sobre seu altar quando se sacrificava o gado em seu louvor.
***************************************************************
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística,Taróloga,Cabalista, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.
Bibliografia consultada:
A Deusa Interior - Jennifer Barker Woolger/Roger J. Woolger
O Oráculo da Deusa - Amy Sophia Marashinsky
A Grande Mãe - Eric Neumann
As Deusas e a Mulher - Jean Shinoda Bolen
A Deusa Tríplice - Adam Mclean
Reino das Deusas - Rosane Volpatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário