sábado, 5 de setembro de 2009

MULHER FÁLICA : HERA HOJE

http://www.youtube.com/watch?v=U4jBLqu_Srk


O arquétipo de Hera só se manifesta nas mulheres na segunda metade da vida.
Basicamente a mulher-Hera quer duas coisas: igualdade e parceria.
Para justificar suas aspirações tenderá enfatizar o conceito de dever no seu casamento.
A esposa-Hera é muito extrovertida, o que significa dizer que é muito sociável, gosta de interagir com outras pessoas.
Ela foi criada para sentar-se ao trono ao lado do marido. Aquela história de que atrás de um homem existe uma grande mulher, é a mais pura verdade e ela é uma Mulher-Hera.
O que acontece entretanto, que raras vezes os homens aceitam compartilhar seu poder com suas esposas, o que pode levá-las à completa frustração.

Quando os gregos começaram a mencionar e documentar os conflitos conjugais entre Zeus e Hera, talvez estivessem aludindo as tensões que podem nascer não apenas do relacionamento entre os sexos no casamento.
Mas também da inevitável desproporção que existe na sociedade entre o papel feminino e o papel masculino, em como a sociedade encara estes papéis. Por debaixo desta dinâmica é fácil visualizar as rixas entre Hera e Zeus.

Desde a época das "Mulheres Megéricas" retratadas nas obras de Shakespeare , a mulher-Hera tem assombrado a sociedade.
Os psicanalistas as chamam de "mulheres fálicas", que esboçam uma associação psicológica com a mulher-Amazona.

Caso seu impulso fálico seja desdenhado por uma parceria desigual, ela entra em colapso, levada por sua ftrustração, poderá perder o controle e acabar sendo impelida por aquilo que deseja controlar.

Os junguianos denominam este fato como "possessão de animus", quando o lado masculino frustrado da mulher, destrutivamente governa os vários aspectos de sua vida íntima.

Quem teve a oportunidade de ver manchetes em que mulheres que sofreram abusos por parte de seus companheiros ou que foram humilhadas e rejeitadas por eles, e acabaram perdendo o controle e se vingando publicamente de forma a destruir a sua imagem pública ou até mesmo suas vidas.

Veja o caso de várias esposas ou amantes de políticos que denúnciam as falcatruas de seus maridos ou companheiros, ou ainda de amantes ou esposas que perseguem seus antigos amores as vezes chegando a extremos.

Há ainda aquelas mulheres que não se vingam dos seus maridos, não só por dependerem financeiramente deles, mas também por não atribuirem a culpa das traições a eles,e sim as suas amantes de quem buscam vingar-se, da mesma maneira que a Deusa Hera se vingava das amantes de Zeus na mitologia grega.

Cenas como estas pode ser vistas até mesmo em novelas, como na novela Caminho das Índias, quem assistiu a cena em que Melissa bate em Ivone sabe do que eu estou falando.

ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Bibliografia consultada
A Deusa Interior - Jennifer Barker Woolger/Roger J. Woolger
O Oráculo da Deusa - Amy Sophia Marashinsky
A Grande Mãe - Eric Neumann
As Deusas e a Mulher - Jean Shinoda Bolen
A Deusa Tríplice - Adam Mclean

Nenhum comentário:

Postar um comentário